Por Dentro do Projeto: MGA
- Kathienny Freire
- 17 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Um projeto de reforma onde os clientes solicitaram a ampliação das áreas de serviço e sociais, além do conceito aberto. Trabalhamos cores neutras e tons pastéis com um toque de sofisticação nos acabamentos.

A cliente nos procurou em um primeiro momento, solicitando um projeto de reforma pois desejava ter mais espaço na sua residência, o que mais lhe causava desconforto eram as limitações de deslocamento.
Pediu para observarmos uma infiltração por pressão negativa (de baixo para cima) que existia na sala e construir mais um quarto, pois desejava um cantinho especial para receber a mãe idosa.
No mais, gostaria de lajear a casa inteira.

Porém, ao realizar a primeira visita e com o olhar mais técnico, observamos que essa reforma apresentava alguns desafios importantes.
Devido as muitas reformas realizadas de forma autônoma e sem acompanhamento profissional, a residência perdeu sua ergonomia, a ventilacão cruzada e a iluminação natural.
Apesar de ser um lote bem posicionado e de esquina, estávamos diante de uma residência quente e escura sendo necessário a utilização de iluminação artificial mesmo nos dias de sol.
Na parte interna, retiramos algumas paredes e o banheiro da antiga suíte, ampliamos as salas e integramos com a cozinha. A lavanderia permaneceu na parte externa a pedido da cliente.
O novo banheiro social ficou centralizado e próximo as outras áreas molhadas, melhorando o fluxo da residência.
A antiga suíte, que representava o menor quarto do imóvel, se tornou quarto de hóspedes enquanto a suíte do casal e o quarto da idosa, permaneceram na parte posterior, ocupando uma área mais reservada.

O atelier de costura da cliente foi reposicionado na lateral, próximo ao depósito e área de serviço.
Aliás... Toda a lateral foi descoberta. Retiramos as telhas e abrimos um corredor para entrada de luz e sol no imóvel além de favorecer a ventilação cruzada.
A parede que separa o jardim e a área de serviço foi vazada com cobogós para aproveitar a ventilação frontal que é predominante.

Outra preocupação foi trabalhar a iluminação artificial para usufruto noturno.

Ajustamos as potências, as temperaturas, as tipologias e a distribuição de forma que fique bem iluminado e sem gerar desconforto
A parte externa também recebeu nossa atenção, trabalhamos a parte plástica do muro e adicionamos uma entrada exclusivamente social. Desenvolvemos a acessibilidade da calçada e ajustamos a rampa de entrada do veículo.
E o resultado da proposta foi esse.



E aí gostou??
Esse foi um projeto muito gostoso de fazer, pois conseguimos atender todos os pedidos da cliente e ainda resolvemos outros problemas que nem estavam na lista.
Ela acabou não contratando o nosso acompanhamento de obra, como uma estratégia de redução de custos. Mas seguimos acompanhando de maneira remota, assim como fazemos com os projetos on-line.
Assista um vídeo curto sobre essa proposta no LINK. 🥰
Comments